Apenas 31% dos brasileiros são consumidores conscientes

Já há alguns anos a inadimplência apresenta forte crescimento no Brasil. Os números assustam vários setores de nossa economia, em especial o comércio. Afinal, a frustração de receitas por longos períodos tem o potencial de inviabilizar qualquer negócio.

O SPC Brasil, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, vem acompanhando de perto os dados referentes ao comportamento do consumidor. No que diz respeito a hábitos de consumo, pesquisa recente revela que apenas 31% dos brasileiros são consumidores conscientes.

As perguntas dirigidas aos respondentes buscavam medir diversas dimensões ligadas ao consumo. As mais importantes diziam respeito a a planejamento financeiro das famílias e as causas da inadimplência. No post de hoje, você poderá acompanhar os principais resultados desse estudo. Confira!

Metodologia

A pesquisa ouviu, entre 25 de maio e 04 junho de 2018, 824 pessoas em todas as capitais do país. Todos os respondentes tinham mais de 18 anos e pertenciam a diferentes classes sociais, apresentando níveis de renda representativos da população brasileira. A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Principais resultados

Acompanhe, a seguir, os principais resultados da pesquisa:

Empréstimos para negativados

Um em cada dez brasileiros inadimplentes, 13,5% do total de 61,8 milhões (número recorde), já fez empréstimo com financeiras que ofertam linhas de crédito para negativados. Nesse grupo, estão incluídos aqueles estiveram com o nome sujo nos últimos 12 meses, mas que, eventualmente, podem ter regularizado sua situação.

Os segmentos responsáveis por alavancar esse número são as classes A e B. Podemos presumir que isso se deve a possibilidade de apresentar maior número de garantias para cobrir a dívida contraída.

Ainda assim o número é alarmante, pois os juros dessa modalidade de empréstimo são mais elevados que os de linhas de crédito convencionais, oferecidos pelos bancos. A tendência, portanto, é de um aumento do nível de endividamento desse grupo.

Controle de gastos

Em se tratando de controle de gastos, os milhões de brasileiros em situação de inadimplência parecem empenhar poucos esforços para limpar o próprio nome. Para se ter uma ideia, apenas 17,8% resolveu cancelar outros cartões de crédito. Outros 16,3% optaram por comprar somente quando puderem pagar e 15,9% dão preferência para compras à vista.

Consumidores Conscientes

Conte com um serviço profissional de cobrança

A curto e médio prazo a inadimplência no país não dará mostras de que pode diminuir significativamente por iniciativa dos devedores. Sobretudo nesse cenário de índice de desemprego elevado e tímida reabilitação da economia. Resta às empresas recorrer a outras saídas para a recuperação de ativos.

Sem dúvida alguma, a terceirização do serviço de cobranças em seu negócio vem a ser a principal delas. Você já considerou se valer desse recurso?

Muitos gestores não sabem, mas contar com uma empresa de cobrança é muito simples e não implica em nenhum investimento. A Àgilcob, por exemplo, estabelece seus ganhos apenas sobre os valores efetivamente recuperados para as empresas contratantes.

Isso quer dizer que você não pagará nada para começar a otimizar a forma como você aciona seus devedores. Além disso, você não deve se preocupar com o tipo de negociação feita pelos nossos consultores, pois todas as condições de pagamento oferecidas aos seus clientes são previamente aprovadas por você.

Entre agora em nosso site e conheça melhor nossos serviços. Temos a melhor solução para diminuir os níveis de inadimplência em seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×