Acompanhe propostas elaboradas e valores recuperados.

A Ágilcob oferece a seus clientes as melhores práticas para recuperação de crédito e mercadoria. Para nós, o importante é que seja restabelecido o equilíbrio financeiro da relação comercial, em que as partes cumpram corretamente suas obrigações.

Na recuperação do crédito, ocorre a cobrança do devedor para que ele quite seus débitos perante o credor. Esse processo demanda estratégias eficientes para que não haja desgaste na relação. Na recuperação de mercadoria, há grande flexibilidade de atuação para que o pagamento pelo devedor seja facilitado.

Em outras palavras, a Ágilcob realiza a recuperação de mercadoria para proporcionar a recuperação do crédito pelo credor.

Recuperação de crédito

A recuperação de crédito é um conjunto de práticas voltado para cobrar a quitação dos débitos de devedores. Em outras palavras, serve para exigir o cumprimento da obrigação acordada entre as partes. Por envolver muitas questões, é uma área que demanda habilidades específicas, que são encontradas em profissionais de empresas de cobrança empresarial, como a Ágilcob.

Existem duas formas de recuperação de crédito: amigável (administrativa) e judicial. Dentre as maneiras amigáveis, estão as notificações (carta ao devedor, SMS, e-mail, WhatsApp) e os acordos extrajudiciais (frutos de mediação ou conciliação). A recuperação de crédito judicial envolve o Poder Judiciário, com ações diversas (ação de execução de títulos extrajudiciais ou judiciais, ação monitória, ação de falência etc.) que variam conforme a relação jurídica.

Estratégias de recuperação de crédito

O processo de recuperação de créditos é permeado por estratégias. Na Ágilcob, adotamos uma série de práticas eficientes que trazem um retorno positivo.

A primeira delas é ter um método eficiente para o processo de cobrança. Consideramos que a recuperação de ativos só ocorre quando se conhece a causa da inadimplência. A partir dessa análise, é possível escolher o canal de comunicação mais adequado para abordar o devedor.

No diálogo, com um discurso bem alinhado, identificamos as melhores estratégias de negociação e percebemos uma forma de cobrança. Para que nossa apresentação seja bem recebida pelo devedor, criamos um sistema de incentivos. Em poucas palavras, oferecemos algo que atrai a outra parte para quitar seu débito, como condições especiais para pagamento (flexibilidade no prazo, por exemplo) ou amortização de juros e multas.

Isso tudo é feito considerando a sustentabilidade do fluxo de caixa de nosso cliente. O prazo, por exemplo, só pode ser extenso se não houver prejuízo para a manutenção das atividades da empresa.

Recuperação de mercadoria

A recuperação de mercadoria é uma prática eficiente que a Ágilcob disponibiliza aos clientes para que eles recuperem seus créditos. De forma simples, há uma assessoria no pedido de restituição de mercadoria em concordata ou na devolução do bem, caso o devedor não tenha condições de pagamento.

Para a Ágilcob, o importante é que o cliente consiga recuperar seu crédito. Quando se fala em recuperação de bens, basta que o cliente esteja de acordo para que a Ágilcob coloque seus profissionais especialistas para buscar qualquer tipo de bens móveis e imóveis (caminhões, terrenos, aviões, lancha etc.) do devedor, com o objetivo de sanar a dívida.

Essa prática é uma das medidas da gestão de carteira de cobranças, que visa unicamente recuperar o crédito. E demonstramos flexibilidade quanto à essa recuperação, porque não há o foco em recebimento somente em espécie. Um devedor pode, por exemplo, pagar sua dívida com bens diversos ao objeto contratual.

Exemplificando, imagine um contrato de compra e venda de automóvel. O comprador, que se tornou devedor por não efetuar corretamente o pagamento, manifesta seu desejo de manter o veículo, e se dispõe a pagar o credor com um terreno de mesmo valor. Se nós, da Ágilcob, formos acionada pelo credor para que façamos a gestão da cobrança, facilitamos a recuperação do crédito para nosso cliente. Ou seja, aceitamos o terreno como forma de quitação da dívida e nos acertamos com o credor da forma como ele desejar.

Outra facilidade que a Ágilcob oferece é um pátio de guarda dos bens envolvidos na cobrança. Imagine que, na mesma situação, o devedor ofereça outro automóvel para quitar a dívida. Ele deverá ir para o pátio da cobrança para que seja feita uma avaliação e para aguardar que o credor faça a busca desse bem. É possível também que seja arranjada a transferência do bem direto ao credor para evitar o desgaste burocrático ou do próprio bem.

Soluções Completas para Cobrança Empresarial

×