A carta de cobrança amigável é um instrumento bastante utilizado para resolver uma dívida. Ela serve para comunicar o devedor sobre a sua responsabilidade perante o pagamento. Além de claro, informá-lo sobre uma data para quitá-lo.
Na maioria das vezes a inadimplência é causada por motivos alheios à relação com o credor. Esquecimento, problemas financeiros e até mesmo o desemprego. Essas são as principais razões que levam clientes a não pagarem aquilo que devem.
No entanto, independentemente de a inadimplência ocorrer por fatores externos, o credor deve ter estratégias para lidar com ela. E, uma das melhores formas, é buscando uma abordagem amigável.
Você precisa lidar com a inadimplência e não sabe ao certo porque e como utilizar uma carta de cobrança amigável? Então, vale a pena conferir o post que preparamos!
Carta de cobrança amigável: porque utilizá-la?
Uma carta de cobrança amigável é um aviso que serve para alertar o devedor da existência de um débito em seu nome. Em geral, os devedores não desconhecem uma dívida. No entanto, uma carta de cobrança acaba formalizando a condição de devedor para aquele cliente que não efetuou o pagamento na data combinada.
A carta de cobrança amigável é como um comunicado oficial, que oferece uma segunda chance para o devedor pagar a sua dívida, antes do credor tomar medidas mais severas para reaver o crédito
Na maior parte das vezes, quando o cliente tem a consciência de que se tornou um devedor, ele procura solver a dívida. Isso porque, ninguém quer ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, caso seja protestado ou cobrado judicialmente.
Por outro lado, a carta de cobrança também é interessante para o credor, uma vez que caso o devedor não pague, ele também terá que empregar recursos e mais esforços para reaver o valor devido.
Quando enviar uma carta de cobrança?
A carta de cobrança amigável é interessante para todos os casos onde existe uma dívida constituída e que não foi paga. Independentemente do devedor ser pessoa física ou jurídica, a carta de cobrança é uma boa forma de cobrar a dívida de forma amigável, evitando mais desgastes com uma cobrança judicial ou mesmo um protesto.
A carta de cobrança amigável pode ser utilizada tanto o caso de prestações vencidas, como também, no caso de cheques sem fundo.
O devedor pode buscar empresas especializadas em serviços de cobrança, porém, usando um bom modelo de carta de cobrança é possível redigi-la de forma simples e rápida.
Clientes esquecidos, desorganizados, com dificuldades financeiras ou mesmo que estão agindo de má-fé são aqueles que costumam ter dívidas. A carta de cobrança amigável serve como um bom lembrete e deve ser usada com todos esses perfis de clientes.
Efeitos jurídicos da carta de cobrança
A princípio, uma carta de cobrança amigável serve apenas para comunicar o devedor. Mas não é só isso. Ela também é uma forma de comprovar que o credor fez uma tentativa de cobrar a dívida amigavelmente. No caso da cobrança judicial, por exemplo, demonstrar que houve a iniciativa do credor e que a ação judicial se tornou, então, necessária.
Para dar mais efetividade à carta de cobrança amigável é recomendável registrá-la no Cartório de Títulos e Documentos. Isso fará com que a carta se transforme em uma notificação extrajudicial, gerando a emissão de uma certidão. Essa certidão acaba virando prova inequívoca da mora do devedor, caso seja necessário ajuizar um processo contra ele.
Conteúdo de uma carta de cobrança
Por fim, é fundamental que o credor tenha cautela com o conteúdo de uma carta de cobrança amigável. Nos termos do artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, a cobrança de débitos de qualquer consumidor inadimplente não autoriza a exposição do devedor, nem qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
O ideal, portanto, é ser o mais objetivo possível, sem que isso dê margem a qualquer interpretação por parte do devedor.
A carta de cobrança pode ser uma ótima forma de recuperar o crédito, sem que haja a necessidade de tomar medidas mais drásticas. Todo credor deve se valer desse instrumento para tentar solucionar seus casos de inadimplência.
Agora que você já sabe da importância das cartas de cobrança, que tal redigir a sua própria e usá-la para combater a inadimplência? Não perca tempo e baixe seu kit de cartas de cobrança aqui!