Gestão de cobrança: porque investir em um escritório de cobrança agora?

Gestão de Cobrança

Segundo um levantamento realizado pela Serasa Experian, o Brasil atingiu seu recorde de inadimplência em abril deste ano. Embora evitar a inadimplência e fazer uma boa gestão de cobrança seja um desafio para qualquer empresa, o aumento dos índices mostram que é preciso agir. Especialmente se você pretende garantir a saúde financeira do seu negócio.

A cobrança, dentro de qualquer empresa, é uma situação delicada. Afinal, qualquer ação realizada sem estratégia pode significar a perda de um cliente. Para evitar problemas e garantir o pagamento, uma das melhores formas é terceirizar a gestão de cobrança. E, claro, contar com uma assessoria estratégica.

Se você ainda não está convencido dos benefícios que a contratação de um escritório de cobrança pode trazer para o seu negócio, vale a pena conferir!

1.      Melhor desempenho do setor financeiro

A maioria das empresas não conta com um setor específico para a gestão de cobrança. Essa atividade, em geral, é realizada pelo financeiro. No entanto, além das cobranças, o financeiro está atribulado com o controle da contabilidade, monitoramento do fluxo de caixa, folha de pagamentos, entre outras tarefas. Isso sem mencionar que, o volume de cobranças pode variar bastante, o que dificulta o planejamento e organização para atender essa demanda.

Com a terceirização da gestão de cobrança, o financeiro pode se focar em atividades que são mais relevantes para a empresa. Além disso, o setor ganha em produtividade, já que as ações de cobrança costumam desgastar a rotina do setor.

2.      Diminuir a taxa de erros em processos

A gestão de cobrança é uma atividade que envolve metodologia, técnica e estratégia. Não por outra razão, quando ela não é feita de forma focada, os erros são diversos. Boletos que não foram enviados para o protesto, dívidas esquecidas e até a falta de contato com o devedor são falhas comuns de uma gestão de cobrança feita sem o devido cuidado.

Muitos funcionários não querem assumir a responsabilidade da gestão de cobrança, pois sabem que o risco de perder um cliente é grande. Além disso, a maioria não possui um treinamento adequado para realizar ações de cobrança. Por isso, falhas e negligências acabam se tornando muito comuns.

Quando a gestão de cobrança é terceirizada, a empresa conta com profissionais focados e treinados para fazerem todo o processo. Além de menores taxas de erro, os índices de sucesso também costumam ser maiores.

3.      Gestão de cobrança terceirizada e aumento de produtividade

A atividade de cobrança é bastante delicada. Não por outra razão exige treinamento específico de quem atua com essa atividade. Constranger o devedor é uma conduta que pode trazer até problemas judiciais para a empresa. Logo, é preciso que a cobrança seja estratégica o suficiente para garantir resultados, sem que isso comprometa o relacionamento com o cliente. Muitos funcionários internos não tem o preparo necessário para lidar com a cobrança e acabam se desgastando e entregando menos resultados para empresa como um todo. Não por outro motivo, delegar a cobrança para uma empresa especializada promover um grande aumento da produtividade, especialmente do financeiro.

Escritório de Cobrança e Recuperação de Ativos para Empresas

4.      Redução de riscos

A inadimplência compromete não somente o capital de giro, como acaba impactando diretamente na saúde financeira do seu negócio. Se a empresa não consegue arrecadar mais do que gasta, as dívidas são um caminho certo. E com elas, os juros e o risco da empresa quebrar. O gerenciamento de cobranças deve ser feito com cautela e visando sempre os resultados. Nada melhor do que contar com uma assessoria especializada nesse sentido.

5.      Medo de perder a boa relação comercial

Cobrar clientes não é uma tarefa fácil. É preciso garantir o pagamento, sem que isso signifique o constrangimento do cliente e até o fim de uma relação comercial. Não por outra razão, a cobrança exige metodologia, técnica e treinamento. Com uma empresa especializada, as chances de o pagamento ser bem-sucedido sem que haja o comprometimento da relação comercial são muito maiores.

6.      Enviar para uma assessoria jurídica

Infelizmente, nem todos os processos de cobrança conseguem recuperar valores apenas através da negociação. Em muitos casos, a cobrança judicial também é necessária. Em situações como esta, o suporte de um escritório especializado faz toda a diferença. Muitas empresas de cobrança já possuem contatos de escritórios especializados. É o caso da Ágilcob que conta com o escritório referência no mercado Borba e De Luca.  Para situações onde os serviços jurídicos são necessários, encaminhar para a cobrança judicial é muito mais simples e rápido quando se tem uma parceria.

Evitar a inadimplência é uma questão que demanda atenção das empresas. Ainda mais considerando o momento atual. É melhor agir, do que arcar com os impactos negativos do aumento de devedores entre a sua clientela.

Gostou dessas dicas? Quer saber mais sobre como uma empresa de cobrança especializada pode beneficiar seu negócio? Entre em contato e saiba mais!

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