A inadimplência é um dos fatores que prejudica, e muito, a gestão financeira em grande parte das empresas brasileiras, gerando oportunidades para a atuação do recuperador de crédito. Esse é um cenário que se agrava à medida que uma grande parcela da população está com o nome negativado nos órgão de proteção ao crédito como o SPC, pois isso torna ainda mais difícil a recuperação de ativos por parte das empresas.
Nesse contexto, é preciso que os gestores financeiros procurem alternativas para realizar cobranças de forma mais eficaz, evitando que a inadimplência inviabilize a continuidade do negócio.
Felizmente, existe uma alternativa que vem chamando a atenção de muitas empresas, por seu potencial de “desafogar” o departamento financeiro e, principalmente, de facilitar a recuperação de crédito. Entenda como funcionam as soluções oferecidas pelos recuperadores de crédito. Confira os detalhes a seguir!
Gestão da inadimplência
Um dos maiores erros cometidos pelos setores de gestão financeira é a centralização dos esforços de cobrança, que acabam por pressionar o setor a priorizar a recuperação de devedores em detrimento de outras atividades tão ou mais estratégicas do que essa. Em geral, essa prática acaba por desgastar a equipe responsável pela cobrança, que por sua incapacidade de lidar com essa atividade, obtém resultados insatisfatórios.
Assim, muitas empresas falham ao insistirem em realizar a atividade de cobrança por conta própria, ao invés de investirem em assistência especializada. Afinal, o que se pretende no final das contas, é dar um alívio para o fluxo de trabalho da gestão financeira e, é claro, obter a maior recuperação de ativos possível. E é aí que entram os recuperadores de crédito.
Recuperador de crédito
O recuperador de crédito é um recurso para terceirização do serviço de gestão da inadimplência.
A terceirização desse serviço apresenta inúmeras vantagens para as empresas, como:
- Lógica assertiva na comunicação com os inadimplentes;
- Estratégias inovadoras de negociação e cobrança;
- Efetividade na recuperação de ativos;
- Assessoria jurídica especializada.
Além dessas vantagens, outro benefício na terceirização de cobrança é a liberação de mão de obra do setor financeiro, que livre da responsabilidade de gestão da inadimplência, tem mais capacidade operacional para lidar com as demais demandas e problemas da empresa.
Implicações da terceirização
Muitas empresas têm receios e restrições na hora de avaliar a possibilidade de terceirização de serviços. No caso da terceirização da gestão da inadimplência, por exemplo, é comum haver uma impressão equivocada de que, por não haver garantias da recuperação de ativos, o dinheiro investido na terceirização pode representar uma despesa sem contrapartida de retorno financeiro.
No entanto, esse receio é infundado, seja pelo fato de que a terceirização de determinados serviços pode, na verdade, potencializar os ganhos da empresa contratante ou pelo simples fato de que essa mudança de processos pode elevar o nível de qualidade das atividades desempenhadas pelo time interno.
No entanto, o grande aspecto positivo associado à terceirização da gestão da inadimplência é justamente o fato de não haver cobrança pelo serviço. Basicamente, a terceirizada assume a gestão de recuperação de devedores e estabelece seus ganhos a partir de um percentual de ativos recuperados.
Desse modo, a empresa que opta pela terceirização não é cobrada diretamente pelo serviço. Ou seja, não incorre em nenhum custo, ao passo que ainda conseguirá uma maior receita ao recuperar seus ativos, que sem a terceirização seriam prejuízo certo.
Assim, o recuperador de crédito deve ser visto como um parceiro para a redução da inadimplência na empresa. Dessa forma, principalmente, em tempos de crise, não convém abrir mão desse recurso.
Você ainda tem alguma dúvida sobre a atuação do recuperador de crédito? Deixe sua pergunta aqui nos comentário. Ficaremos felizes em te ajudar!